Psicoterapia Online
Antes de falarmos da psicoterapia online, vamos falar um pouquinho sobre psicoterapia. Ela é um meio de auxiliar as pessoas a conhecerem a si mesmas, lidarem de uma maneira melhor com seus problemas, com suas emoções ou com algum sofrimento que estejam enfrentando em suas vidas, em qualquer aspecto (relacionamentos, família, trabalho, sexo, saúde, etc). O psicólogo ajuda o cliente, através de conversas e de diversas outras técnicas, a perceber o que o incomoda, porque incomoda e a encontrar novos meios de lidar com a questão. É um processo em que o psicoterapeuta auxilia o cliente na melhora do conhecimento que tem de si mesmo, a partir de uma análise de sua história de vida passada e presente, com o objetivo de aprender novas maneiras de lidar com as situações do cotidiano. Ao aprender a lidar com as circunstâncias da vida de um modo mais satisfatório e saudável, o cliente obtém como resultado maior bem-estar e qualidade de vida.
Mas, e a psicoterapia online?
Com as recentes mudanças em nosso mundo, a Psicologia também precisou se adaptar rapidamente frente aos novos desafios. Para tanto, o Conselho Federal de Psicologia publicou uma nova resolução, atualizando as normas para atendimento online. Saiba mais em (https://site.cfp.org.br/cfp-publica-nova-resolucao-sobre-atendimento-psicologico-online/)
Em meio a tanta incerteza e medo, aumentou o número de pessoas buscando ajuda de um psicólogo para tentar lidar com tantas adaptações que foram necessárias em nossas vidas. E com o isolamento social, demandado frente a pandemia, a psicoterapia online se tornou uma modalidade de atendimento prática, acessível e viável.
E o que é a terapia online? A psicoterapia online, nada mais é do que a realização de sessões de terapia, orientações e aconselhamento realizados em plataformas, via chamada de vídeo. As orientações também podem ser feitas via mensagens de texto e e-mail.
A nova norma do Conselho de Psicologia permite a realização de consultas psicológicas por meio de diferentes ferramentas de tecnologia, ressaltando o cuidado do psicólogo para que o atendimento seja realizado com base no Código de Ética profissional (http://www.crpsp.org.br/portal/orientacao/codigo/fr_codigo_etica_new.aspx), garantindo segurança da informação e sigilo. A nova resolução não restringe mais o número de sessões a serem realizadas, prevê a possibilidade de realização de testes psicológicos e seleção de pessoal. Para atender online, é necessário que o psicólogo faça um cadastro no site de seu conselho profissional.
No caso de atendimento de crianças e adolescentes, é necessária a autorização do responsável com um documento de consentimento expresso, bem como uma avaliação prévia para verificar a viabilidade do processo terapêutico online para cada caso. Já nos casos de atendimento de pessoas em situação de urgência ou emergência, como pessoas em situação de violação de direitos, violência e crises, grupos em situação de emergência ou desastres, são necessários atendimentos presenciais por profissionais da área, e portanto, os pacientes devem ser encaminhados para o atendimento presencial.
Quais a vantagens da terapia online?
- Flexibilidade de horários
A psicoterapia online possibilita horários mais flexíveis, por exemplo, por não se perder tempo com o deslocamento até o consultório. Ou pelo fato de muitos terapeutas terem ampliado seus horários de atendimento, já que não precisam organizar sua agenda de acordo com a dos colegas, com quem geralmente dividem o consultório.
- Liberdade para escolher seu terapeuta
O cliente pode escolher um terapeuta com mais liberdade, já que não é necessário escolher um que atenda perto de casa ou precise ir até outra cidade para fazer a sessão.
- Economia de tempo e dinheiro
O dinheiro e tempo gastos com deslocamento até o consultório, com transporte, estacionamento pode ser aplicado em outras coisas.
- Anonimato e privacidade
Quem mora em cidades pequenas ou é uma pessoa pública, pode ter dificuldades em se abrir com um terapeuta local, por diversos motivos, como estigmas sociais, laços com pessoas em comum, entre outros. Ainda existe o estigma de que quem faz terapia pode ser rotulado de “louco”. Fazer as sessões em casa, ajuda a manter o anonimato e a privacidade.
- Comodidade e conforto
Você pode fazer sua sessão no conforto de sua casa, na sua poltrona favorita, do seu quarto de hotel, se precisar viajar. Você evita o estresse de engarrafamentos, trânsito, encontrar um lugar para estacionar.
- Acessibilidade
A psicoterapia online facilita o acesso para quem tem restrições de locomoção ou mobilidade reduzida
- Continuidade do processo
Você não precisa interromper o processo por estar viajando ou de férias.
E as desvantagens?
Falta de familiaridade com a tecnologia
- Nem todas as pessoas estão familiarizadas com os recursos tecnológicos, possuindo dificuldade ou inabilidade para tanto, o que pode acarretar desconforto e ansiedade.
- Conexão ruim de internet
Uma conexão ruim de internet pode acarretar em travamentos e atrapalhar a sessão.
- Vínculo com o paciente
Uma conexão de internet ruim, o travamento contínuo da chamada, pode dificultar a comunicação fluída, atrapalhar o estabelecimento do vínculo e a continuidade do tratamento. As interrupções constantes por falha na conexão, podem acabar desmotivando a continuidade do acompanhamento psicológico.
Parece que a psicoterapia online é uma tendência que veio para ficar. Têm se mostrado tão eficaz quanto a terapia presencial. Contudo, é recomendável que cada cliente avalie o que cabe melhor às suas necessidades antes de fazer sua escolha pela terapia presencial ou online.
Adriana Sales Saar – Psicóloga – CRP 06-106843